Dicas de Instalação

Apresentamos aqui algumas formas de instalação para Deck, Assoalhos, Pisos maciço envernizado e Tacos.

Deck:

Para a instalação do deck é necessário seguir a distância de no mínimo 50cm das vigas e dos caibros. Se for acima do chão é parafusado lado a lado com uso de cavilhas para que tenha um melhor acabamento.
Pode ser usado vigas de 5,5×12 5,5×16, caibros de 5,5×6 para a base e fixar a madeira na terra para o pé da estrutura. Também pode ser feito uma base de alvenaria para maior durabilidade.
Usa-se Sinteco ou Bona nos assoalhos.
No caso de deck é aconselhável um produto hidrorrepelente como o Osmocolor. Além de
possuir fungicida também deixa a madeira mais bonita e com a cor própria. É de fácil aplicação e não necessita de lixamento.

Assoalho:

Antes de mais nada é imprescindível a impermeabilização do contrapiso para instalação de assoalhos. Exceto quando não for em ambiente térreo como sobrados por exemplo.
Depois de quase tudo pronto, deixar faltando uma régua de assoalho de um lado da parede e uma fileira de tacos ou pisos, esperar a madeira se ambientar com a umidade do contra-piso/cola para depois completar deixando uma folga de 1,5cm caso haja dilatação. Se houver umidade em algum lugar a madeira pode envergar.
O assoalho pode ser instalado com barrote/granzepe ou parafuso, bucha e cavilha (tapa furo).
A instalação com barrote/granzepe é feita da seguinte forma:
É chumbado junto ao contra piso sarrafos com formato de trapézio com 2cm de altura, em paralelo um com os outros com uma distância de 40cm no sentido oposto do assoalho.
Dessa forma o parafuso pode ser fixado no macho do assoalho num ângulo + ou – de 60º
escondendo-o junto ao macho, a próxima peça com a fêmea é fixada no macho deixando os dois lados do assoalho firme. Esse modo só pode ser feito se o contra piso estiver na fase inicial e não foi acertada a altura entre o teto e o chão, pois contando o granzepe e o assoalho teremos +ou – 3,8cm de espessura após a raspagem.
Em um mezanino a instalação pode ser feita com o mesmo procedimento onde temos vigas ou caibros a cada 50cm / 40cm um dos outros.

Se a instalação for com parafuso e bucha podemos seguir esta dica:
Esse tipo de instalação é feita no momento em que o contra piso já está pronto. Fica com
1,8cm de espessura após a raspagem e aplicação de resina. Coloca-se 2 parafusos um do lado do outro a cada 40cm no comprimento da peça e o parafuso é escondido com o tapa furo ( cavilhas ) da mesma madeira. Primeiro fura-se a madeira até chegar no contra, a bucha é fixada dentro do contra piso, um parafuso fica entre a bucha e o assoalho, cuidando para a cabeça do parafuso ficar 1cm a baixo da superfície da madeira, pois a caivilha de 1cm de espessura, o diâmetro da cavilha tem que ser no máximo de 12mm.

Tacos:

A cola adere em superfícies firmes portanto para aplicação de tacos o contrapiso precisa estar poroso, áspero e firme. Se usa a cola PVA que já é a base de água e não precisa ser diluída. A água da cola passa para a madeira fazendo com que ela se dilate um pouco, após a raspagem é acertado as pequenas falhas dos tacos.

Piso Maciço Envernizado:

Este piso não tem como ser nivelado na superfície irregular por não precisar usar raspagem. Por isso o contrapiso deve estar firme, poroso, limpo e nivelado. A cola pode preencher alguns espaços no caso de pequenas falhas. A cola usada não é a base de água, é P.U. poli-uretano, sua vantagem é que não dilata a madeira além de ter secagem rápida.